quarta-feira, 8 de agosto de 2012

0284 - Quem Gosta de Andar pra Trás é Caranguejo. A Revolução do Gás de Xisto e os Transportes.


Caros leitores,


Aqui estão duas postagens com visões opostas. A primeira é do blog The New Nostradamus of the North e a outra é do site Inovação Tecnológica.


Evidentemente, eu como cético prefiro a primeira. O blog The New Nostradamus of the North 
é um blog cético como este. O site Inovação Tecnológica, na minha opinião, é excelente na divulgação científica e tecnológica mas na questão do aquecimento global e no tipo de ambientalismo apresentado, eu simplesmente discordo.


Fiquem então com as duas postagens e tirem suas conclusões.



Outro benefício da revolução do gás de xisto: 
Um futuro brilhante e limpo para o transporte



7 de agosto de 2012

(Tradução: Maurício Porto)


THE M/S VIKING GRACE - QUE ESTARÁ PRONTO EM JANEIRO DE 2013 - NO ESTALEIRO STX TURKY, FINLÂNDIA - SERÁ O MAIOR NAVIO DE PASSAGEIROS OPERANDO COM GNL (GÁS LIQUEFEITO NATURAL), TORNANDO-SE O NAVIO DE PASSAGEIROS MAIS ECOLÓGICO E MAIS EFICIENTE EM ENERGIA DA INDÚSTRIA NAVAL ATÉ A DATA. 

Há dois anos atrás, a Wärtsilä Jaakko Eskola o maior construtor de navios a motor do mundo previu um futuro brilhante para os navios movidos a gás:

O número de navios movidos a gás natural liquefeito pode saltar de 10 vezes no prazo de cinco anos em função das regras anti-poluição que forçam os construtores a mudar para combustíveis mais limpos. O maior fabricante do setor disse:


"O GNL (Gás Natural Liquefeito) é o futuro para o transporte", Jaakko Eskola, vice-presidente da indústria de motores de propulsão Oyj Waertsilae  em Helsinque, disse por telefone em 12 de novembro de Xangai: "Entre 800 e 1.000 navios poderão utilizar o combustível em 2015. Hoje são apenas cerca de 100".

O recente aumento no número de projetos de navios movidos a GNL prova que Eskola estava certo:

"Aumentar o foco em GNL como combustível limpo para navios e de custo eficaz apresentando iniciativas para todo o setor de transporte, preparando o terreno para uma mais rápida introdução do GNL como combustível para navios em todos os segmentos", disse Remi Eriksen, diretor de operações da DNV para a Ásia-Pacífico e Oriente Médio: "Acreditamos que 500 navios de GNL movidos estarão funcionando até 2015 e vários milhares em 2020".


A DNV, PREVÊ MILHARES DE NAVIOS MOVIDOS COM GÁS GNL ATÉ 2020.
PROJETO DO NAVIO PORTA-CONTAINERS DA DNV, ALIMENTADO COM GNL
 

"De um início lento, o interesse em GNL como combustível está agora aumentando muito mais. Vemos estudos e projetos iniciados entre os governos nacionais, grandes estaleiros e armadores. Jogadores-chave em toda a indústria naval estão avaliando os benefícios e riscos de ir para os navios de GNL e GLP, quer como conversões ou novas construções. Este maior interesse criou uma dinâmica que, por si só aumenta a velocidade em que o GNL será apresentado a todos os segmentos de transporte. "

O rápido crescimento do setor de energia GNL tem surpreendido os analistas:
"Acelerar o crescimento é o que você esperaria sob estas circunstâncias. O que nos surpreendeu foi a taxa", Tom Campbell, analista de combustível GNL da Zeus, disse mais: "Os preços do petróleo, os regulamentos iminentes sobre emissões e os avanços técnicos estão impulsionando o mercado mais rapidamente do que esperávamos".

Um fator chave são as normas Tier III de emissões da Organização Marítima Internacional, que estão programados para entrar em vigor em 2015-2016. Os regulamentos exigem que as operadoras reduzam as emissões de enxofre e óxido de nitrogênio. Para os navios existentes, o pós-tratamento dos gases de escape está se mostrando mais popular, mas para novas construções, as operadoras estão se aproveitando de propriedades exclusivas de GNL.

"Como o GNL é melhor compreendido, os engenheiros navais são capazes de projetar navios especificamente para armazenamento de GNL e de propulsão ", disse Campbell. "Empresas como a Wärtsilä já oferecem para entrega sistemas integrados de combustível a bordo e unidades de energia para os construtores navais."

Um levantamento da Zeus acha que o uso de GNL está crescendo. Além dos ferries costeiros na Europa e navios de serviços offshore para a indústria de petróleo e gás, também para grandes navios de cruzeiro e porta-contêineres, enquanto expande geograficamente da Europa para a América do Norte e Ásia. Atualmente estão em curso projetos na Bélgica, Suécia, Finlândia, Coreia do Sul, Cingapura, Japão e outros países têm feito esforços para oferecer abastecimento de GNL e incentivos para apoiar e abastecer a tecnologia marinha do GNL.

Navios com alimentação de 
de GNL devem ser de particular interesse para países como o EUA e Canadá , com seus enormes recursos de gás de xisto: 

Tomando América do Norte como um exemplo, os EUA e o Canadá estão repletos de gás a preços muito competitivos, como resultado de suas recentes descobertas de xisto e de 
outros gases não convencionais. Ligando as frotas norte-americanas de OSVs, balsas regionais e barcos de pesca. Embarcações para os Grandes Lagos e para as vias navegáveis ​​interiores com gás faz sentido eminente do ponto de vista comercial. 

O rápido crescimento do poder de gás limpo em navios é outro testemunho dos benefícios da revolução do gás de xisto, que está pavimentando o caminho para grandes soluções energéticas para todos os tipos de problemas de transporte no futuro! E tudo isso está ocorrendo sem qualquer intervenção cara e sem sentido de governos ou regulamentos da UE.


Fonte: The New Nostradamus of the North


Navio cargueiro a vela não dependerá de petróleo

Redação do Site Inovação Tecnológica - 02/07/2012




O sistema de velas sem cabos já foi testado em veleiros de competição.
[Imagem: B9 Energy Group]
Navios "pós-carbono"

Os navios a vela vão definitivamente voltar a fazer parte da paisagem dos oceanos e mares.

O grupo B9 Energy anunciou o início dos esforços para a construção de um navio de grande porte que não dependerá do petróleo.

O navio, também chamado B9, usará o sistema de velas dyna-rig, que usa mastros independentes, autoportantes e retráteis, o que dispensa os cabos.

Para os tempos de calmarias, ele contará ainda com um motor tradicional, alimentado por biometano, um gás liquefeito produzido a partir de biomassa.

Segundo Kevin Forshaw, um dos participantes do projeto, o consórcio irá "ajudar a desenvolver técnicas viáveis de propulsão para a navegação em uma era de economia pós-carbono".

Projeto holístico

O B9 está com seu projeto sendo avaliado em tanque de provas e túnel de vento.

O objetivo é aprimorar o desenho do casco, para que ele se adapte às exigências do sistema dyna-rig.

Serão avaliados diversos formatos de casco, a fim de obter o máximo de velocidade com a tração gerada pelas velas, ao mesmo tempo mantendo as exigências para atracação nos diversos portos ao redor do mundo.

Serão testados também os parâmetros de segurança na operação do navio em variadas condições meteorológicas.

"Nós estamos projetando o B9 holisticamente, buscando super-eficiência, combinando a tecnologia dos barcos de corrida com a arquitetura naval mais moderna. Nós estamos combinando tecnologias comprovadas de formas totalmente novas, para desenvolver navios 100% livres de petróleo," disse Diane Gilpin, diretora do grupo B9.

Fonte: Inovação Tecnológica




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