quinta-feira, 8 de março de 2012

0178 - 8 DE MARÇO: DIA INTERNACIONAL DA MULHER






Caras leitoras e leitores,


Por ser 8 de Março um dia muito importante para mim, resolvi publicar aqui, no "Dia Internacional da Mulher", uma postagem que fiz há cinco anos atrás no meu primeiro blog: "Maurício Porto Desenhos", desativado há quatro anos.
"Viva as Mulheres" e que o Mundo, um dia, venha a ser Delas !

Caras alunas, por ser hoje um dia muito especial, o "Dia Internacional da Mulher", dedico este texto e imagens a vocês.

Às vezes, por terem partido, as nomeio ex-alunas. Paro e penso, mergulho na minha memória e as vejo frequentando as aulas das minhas lembranças, que de tão vivas são que súbitamente digo a mim mesmo: - Não existem ex-alunas! só existem alunas.

Que bom! sofrerei menos de agora em diante; não as perdi! De repente, outra parte minha, reclama : - Caia na real! elas se foram! Mas, talvez pela idade ou sei lá porque, hoje quando meus cursos terminam já não sofro como antes as despedidas. Não porque fiquei frio ou indiferente, talvez apenas eu tenha aprendido a me poupar.

Mas hoje, dia 8 de março de 2007, vocês são minhas alunas. Hoje, não existem ex-alunas. Se sou professor, devo muito a vocês. Das centenas de cursos que dei nos últimos 25 anos, das centenas de alunos que tive, vocês sempre foram maioria, mais de 65%. Vocês se lembram do cursos do IAB, do MAM, da Laura Alvim, das dezenas de lugares onde dei aulas? Algumas vêzes só tinham vocês, mulheres.

Durante muitos anos acreditei que uma das razões deste fato seria porque nós homens, em geral, temos uma certa dificuldade em admitir e demonstrar públicamente nosso desconhecimento, seja no que for, e vocês sábiamente não.

Outra hipótese , penso eu, é que vocês sabendo que as dificuldades profissionais que enfrentariam seriam bem maiores que a de seus colegas homens, me procuraram por que souberam que o que eu ensinava, não era ensinado nas faculdades que vocês haviam cursado ou ainda cursavam. Quanto mais vocês soubessem mais estariam preparadas para enfrentar o "mundo dos homens".

O que eu ensinava, era perspectiva e desenho. Mas a perspectiva e o desenho eram ensinados nas faculdades. Entretanto, o que as faculdades ensinavam não era o que eu ensinava.

Vocês, alunas, a maioria, me fizeram professor. Nos meus 5 primeiros anos de ensino, de 1981 a 85, tive mais de 3000 alunos somando todos os que me procuraram no IAB - Instituto de Arquitetos do Brasil, no MAM - Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro e nos meus cursos particulares.

Vocês mudaram a minha vida! Desisti da arquitetura, virei professor.

Vocês me transformaram, porque pude vê-las, de perto, lutando com garra e dedicação em busca do conhecimento e do reconhecimento profissional.

Como professor fico feliz se pude ajudá-las um pouco a enfrentar um mundo tão estúpido que nós homens criamos.

Que venha o "Mundo das Mulheres", mas que venha rápido porque este, o dos homens, já sabemos, nos levará à destruição total.

Glória a vocês Mulheres! Glória a vocês Alunas ! Mestras e Mães da Vida e do Amor.

Os desenhos acima são 3 auto-retratos de alunas dos cursos de desenho que dei no MAM - Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, nos anos 80.

Em memória de Daura Ribeiro Porto, minha mãe.
Em memória de Márcia de Oliveira Alves, mãe de meu filho André.
Para Beth, minha mulher.
Para Isabel, minha filha.
Para Camila, mãe de meu filho Nelson.
Para Laura, mãe de meus filhos, Pedro e Isabel.

Santa Teresa, Rio de Janeiro, 8 de março de 2007, "Dia internacional da Mulher".


Maurício Porto
Rio de Janeiro, 8 de março de 2012,
"Dia internacional da Mulher".



Nenhum comentário:

Postar um comentário